Blocos de Concreto na Arquitetura

Conheça algumas aplicações do bloco de concreto na arquitetura.

A alvenaria de blocos de concreto têm o seu uso extremamente difundido em outros países. É comum a utilização de blocos coloridos e com textura (como o bloco stone), utilizados à vista para a compor a fachada da edificação, sem a necessidade de reboco e pintura.

A utilização no interior da edificação sem revestimento também é bastante difundida, como podemos observar na foto abaixo:

É comum a idéia de que a alvenaria estrutural se aplica apenas a prédios de formato retangular e simétrico, como no exemplo abaixo.

No entanto, o bloco de concreto pode ser utilizado em edificações de formato curvo também, desde que a amarração entre os blocos seja realizada corretamente durante a execução.

Exemplo de amarração de blocos de concreto em uma parede curva

O bloco de concreto pode ser utilizado em edificações de grande altura, ou em casas residenciais, do padrão econômico até edificações de alto padrão.

Prédio residencial em alvenaria estrutural de blocos de concreto

Residência de padrão econômico com blocos de concreto

Condomínio de alto padrão com blocos de concreto

Para aplicações industriais, o bloco oferece economia e rapidez na execução, além do apelo estético, que permite a aplicação da pintura diretamente na superfície do bloco, eliminando a necessidade do reboco das paredes.

No uso residencial também é possível executar paredes vazadas com a utilização do bloco deitado, como vemos abaixo.

Em jardins e pátios o bloco ser utilizado para o plantio de mudas, criando jardins verticais, ou na execução de muros de fechamento em formatos diversos.

Assim conseguimos demonstrar diversas aplicações dos blocos de concreto na arquitetura, ressaltando a facilidade e alta produtividade na utilização, além de economia e tempo otimizado para a execução da obra.

Fonte: Prontomix Blocos (Empresa fabricante de blocos de concreto para alvenaria estrutural e pavimentação intertravada que atua no interior do RS, Brasil.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *